quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

MACHO OU FEMEA?????

Essa é uma questão que pode gerar muita dúvida na hora de adquirir um cão da raça Pastor Alemão. O macho é mais independente e a fêmea, mais dócil e submissa — mas ambos têm o mesmo poder de guarda e companheirismo.

Analise cuidadosamente as características de cada gênero, conhecendo os tipos de mudanças de comportamento e hábitos. Era comum, há algum tempo, achar que a fêmea só dava trabalho — tinha o problema do cio, podia ficar prenha, não era tão boa guarda etc. Outra crença comum era a de que as alterações hormonais na época do cio faziam com que a fêmea ficasse "histérica" e hipersensível. Em outras palavras, a fêmea era considerada um problema. Só de uns tempos para cá é que tais mitos foram caindo, a verdade foi aparecendo e começou-se a perceber que nem o macho é tão fácil assim, nem a fêmea é tamanho transtorno. Os dois sexos têm vantagens e desvantagens, e a questão é qual o perfil que mais se adapta a você.
De fato, as fêmeas entram no cio duas vezes por ano, e isto pode ser complicado se você morar num apartamento. Ou, ainda, se você morar num local onde sua fêmea não tenha como ficar separada dos "pretendentes" que podem aparecer a sua porta.
Sabendo disso, os petshops estão cheios de opções interessantes para resolver tais incômodos. Existem calcinhas higiênicas especialmente feitas para as fêmeas que moram em apartamentos usarem "naqueles dias". Essas calcinhas são super absorventes e impedem que seus móveis e tapetes fiquem sujos de sangue.
Outra boa opção é usar um spray anti-cheiro na fêmea. Esse spray costuma disfarçar o cheiro do cio, fazendo com que cães de outras casas próximas não percebam que há uma cadela no cio por perto. Tudo isso, no entanto, não dispensa os cuidados para que a cadela fique longe dos garanhões — mas já ajuda bastante. O ideal mesmo é ter um quintal fechado, ou pelo menos um canil, para evitar acidentes.
Essa dita "histeria" que acometeria a fêmea sempre que estivesse no cio também é lenda. É fato que certas fêmeas podem ter seu comportamento alterado em função das alterações hormonais. Porém tais fêmeas fazem parte de uma minoria, e mesmo estas nem sempre sofrem de "histeria". Algumas ficam mais quietas, melancólicas; outras, mais irritadiças e alteradas. Porém isto é uma exceção à regra. A chamada "gravidez psicológica" também pode acometer algumas fêmeas, o que também se trata de uma minoria. A grande maioria passa pelo período do cio sem maiores problemas.
Já os machos não têm cio, porém é comum que eles fujam de casa atrás das fêmeas quando estas entram na fase de reprodução. Atraídos pelo cheiro do cio, eles escapam de suas casas e, quando se dão conta, já estão em regiões absolutamente desconhecidas. Muitos deles, inclusive, não conseguem voltar para casa depois. Portanto, se você se decidir por ter um macho, nunca se esqueça de colocar uma placa nele com a identificação e o seu telefone. Desta forma você dá oportunidade para que alguém possa entrar em contato para informar onde está o seu cão.

Um problema comum, também, na época de acasalamento, é a disputa entre os machos pela fêmea. Se há vários machos e só uma fêmea, esses machos vão brigar entre si para estabelecer quem é o líder e, por consequência, quem tem direito a copular com a fêmea em primeiro lugar. Essas disputas são terrivelmente desgastantes para os machos, pois costumam durar vários dias. Além disso, neste período o macho nem mesmo se alimenta. Conclusão: quando este cão volta pra casa, você tem de volta um macho todo machucado, fraco e, invariavelmente, precisando de uma visita urgente ao veterinário.
A demarcação de território é outra questão delicada relativa ao macho. Apesar de não ser compulsório, tal comportamento é perfeitamente normal e esperado de um cão macho adulto. É uma questão hormonal, e não de educação. No mundo canino, os machos líderes costumam demarcar seu território — com uma secreção de cheiro bastante forte — para mostrar que tal território já tem dono. Este comportamento, porém, não é uma regra. Muitos cães não apresentam tal comportamento, seja por não serem líderes natos, por não compartilhar territórios com outros cães ou, ainda, por não serem socializados. Além disso, na maioria dos casos esse comportamento pode ser controlado e possivelmente eliminado, desde que seja trabalhado assim que começa a se manifestar

O PASTOR ALEMÃO DAS PATA ...À PONTA DO FOCINHO

O standard oficial do Pastor Alemão é um jovem centenário, datado de 1899, com algumas alterações realizadas posteriormente.

Aspecto geral:
O Pastor Alemão é um cão de formato médio, com uma altura ideal até ao garrote de 62,5 cm para os machos e de 57,5 cm para as fêmeas. É ligeiramente mais longo que alto, é vigoroso e bem musculado, com um esqueleto robusto e uma estrutura sólida. Conforme o standard, é dotado de uma imagem de força, de uma inteligência e de uma flexibilidade extremas, as suas proporções são perfeitamente harmoniosas e os seus movimentos e comportamento evocam, sem dificuldades, o mote: um espírito são num corpo são. Reúne assim as condições físicas e mentais que preparam um cão para o trabalho diário para a acção. No conjunto, transmite uma imagem de harmonia e nobreza e uma confiança que impõe o respeito.

Cabeça:
Proporcionada com as dimensões do corpo, sem ser grosseira nem demasiado pequena, nem demasiado alongada; de largura moderada entre as orelhas, completa a harmonia do conjunto.

Orelhas:
De tamanho médio, largas na base e estreitas no topo, levantadas simetricamente sem dobrar, terminam em ponta, com o pavilhão auricular voltado para a frente.

Olhos:
De tamanho médio, amendoados, um pouco oblíquos e não salientes; a cor varia de acordo com a cor do pêlo. Expressão inteligente, cheios de vida e segurança.

Tronco:
O comprimento deverá ultrapassar a altura até ao garrote e corresponder a cerca de 100 a 117 % da mesma. O peitoral é profundo (cerca de 45 a 48 % da altura até ao garrote) mas um pouco mais largo; a sua zona inferior também é longa e bem desenhada.As costelas, bem conformadas e longas, não são arredondadas nem demasiado grossas, reúnem-se no externo ao nível das rótulas. O tórax prolonga-se bastante para a frente num conjunto proporcional. O ventre encontra-se moderadamente em relevo.O dorso é direito e fortemente desenvolvido. A distância que separa o garrote da cabeça não é demasiado longa.O garrote deve ser longo e elevado, um pouco mais elevado que o dorso descendo numa linha suave até à cauda. A parte traseira é grande, robusta e bem musculada. A garupa é longa e ligeiramente tombada (cerca de 23°), ilíacos esguios e sacro na base do esqueleto. Uma garupa demasiado oblíqua ou direita não é desejável.Comportamento psicológico, carácter e disposição:
Nervos sólidos, atenção, sinceridade, obediência, vigilância, fidelidade incorrupta, coragem, combatividade, bom temperamento são os atributos dominantes de um Pastor Alemão de raça pura. Alcança o elevado nível de um cavalo de trabalho no sentido mais genérico do termo e, em particular, de um cão de guarda, defesa e de protecção.

Cor:
Pode ser negro com marcas intensas e regulares cor de fogo, amarelo a cinzento claro, preto limitado ao dorso; pode ser cinzento ou castanho escuro com marcas (fogo) mais claras; pode também ser todo preto; ou ainda todo cinzento com ou sem marcas cor de fogo mais ou menos intensas. As pequenas malhas brancas na cauda ou de cor mais clara nas partes internas das patas são toleráveis. Os cães sem máscara ou com máscara reduzida, com olhos claros e marcas mais claras no peito e na parte interna das patas – unhas esbranquiçadas e extremidade da cauda avermelhada, de cores atenuadas são considerados como tendo uma pigmentação fraca. À excepção dos cães totalmente negros, os pêlos são sempre acinzentados. A cor definitiva não se pode determinar antes da primeira muda.

Cauda:
Com um pêlo fofo, desce pelo menos até à articulação e não deverá passar do metatarso. Quando o cão está calmo, pende em curva ligeira; quando o cão está excitado ou em movimento, curva-se mais se sair da posição horizontal. As caudas tratadas artificialmente não são admitidas.

Pêlo:
O pêlo deverá ser espesso tanto quanto possível, composto por pêlos direitos, lisos, escorrendo sobre o corpo. O pêlo sobre a cabeça é curto e incluído na parte interna dos pavilhões auriculares, até à parte anterior dos membros; é mais longo e áspero no pescoço. Alonga-se até à parte posterior das patas, dianteiras e traseiras, até ao nível do jarrete. O comprimento do pêlo é variável de um animal para outro. O pêlo demasiado curto é considerado um defeito.

A HISTORIA DO PASTOR ALEMÃO

Mais de 100 anos de fidelidade e de paixão de milhões de seguidores nos cinco continentes. Algumas palavras para tentar resumir a apaixonante história do cão mais popular do mundo: o Pastor Alemão.
No final do séc. XIX, os cães de pastoreio, no sentido literal do termo, eram utilizados em muitas regiões diferentes da Alemanha. Apresentavam diferentes colorações ao nível do pêlo, da aparência e da textura do pêlo, mas mantinham sempre algo em comum, traços particulares: a robustez, a rusticidade e a inteligência, que favoreceram a selecção do futuro Pastor Alemão. À seme-lhança de quase todos os países da Europa, que reclamavam uma ou mais raças de cães pastores como autóctones, alguns criadores amadores alemães começaram a interessar-se pela situação das raças dos cães pastores dos seus países. Seria sobre estas bases que se iria seleccionar as estirpes do futuro Pastor Alemão.
A selecção empírica da época baseava-se, essencialmente, nas suas aptidões reprodutivas, enquanto que outras especificidades eram consideradas como secundárias.Um decalque com o nome de Hector
Contudo, a noção de selecção genética começou a entrar nas mentes dos criadores. O primeiro livro genealógico surgiu em 1878, graças a uma iniciativa da Associação Phylax. O objectivo desta associação consistia em melhorar as características morfológicas dos diferentes cães utilizados na Alemanha. Infelizmente, esta iniciativa terminou alguns anos mais tarde, uma vez que os seus critérios de selecção favoreciam a estética em detrimento de outras aptidões.
O archote da esperança foi, todavia, içado por um militar, o Capitão de Cavalaria Max Emile Frederic Von Stephanitz, que se lançou numa aventura apaixonada, a selecção de um cão de raça Pastor Alemão. Este homem, reconhecido criador, é considerado, ainda hoje, como o pai da raça, à qual dedicou cerca de 35 anos da sua vida. Foi então seguido por outros pioneiros, tais como Arthur Meyer, Otto Weber e Arnold Männer.
Em Abril de 1899, durante uma visita a uma exposição canina, ficou fascinado pelo cão de pastoreio que inaugurava o livro genealógico do Pastor Alemão. Este cão chamava-se Hector Von Linksrheim e apresentava, de acordo com Stephanitz, todas as qualidades que procurava.
Pouco tempo após a exposição, o criador comprou-o e baptizou-o com o nome de Horand Von Grafrath (este afixo era o nome de criador de Stephanitz) e formou, a 22 de Abril, a Associação dos Criadores da Raça Pastor Alemão (Verein für Deutsche Schäferhunde) mais conhecida pela sigla S.V. Este clube desenvolveu-se rapidamente na mais poderosa associação de raças da Alemanha e a mais elegante do mundo.
1899 : Hector Von Linksrheim rebaptizado como Von GrafrathDedicação ao trabalho
A definição de um cão Pastor Alemão desta época era clara: "É um Pastor Alemão todo o cão que viva na Alemanha e que, graças a um exercício constante das suas qualidades de cão de pastoreio, atinja a perfeição do seu corpo e do seu carácter, através das suas funções utilitárias".
100 anos mais tarde, e ultrapassando as fronteiras da Alemanha, mais de dez milhões de Pastores Alemães estão devidamente inscritos nos seus livros de origem (ZB) da SV.
Se a função e a vocação do primeiro Pastor Alemão era a guarda e a condução de rebanhos de ovinos, a redução destes últimos animais incita os dirigentes alemães a descobrirem novas aplicações para os cães de pastoreio. O potencial estava já presente nas principais estirpes da raça, pelo que, a partir de 1901, os concursos para a Polícia permitiam atribuir um potencial utilitário a estes cães que se iriam implantar rapidamente nos diferentes serviços operacionais (Bombeiros, Exército, Polícia, etc…) e assumir a reputação da raça no plano utilitário.Actualmente, se o Pastor Alemão é a raça mais divulgada no maior número de países, é graças ao trabalho de selecção realizado pelos pioneiros de criação das margens do Reno, que, desde o início, fizeram com que a raça dos cães de pastoreio obtivesse uma diversificação do seu emprego. Não devemos esquecer a evolução morfológica e física, que permitiu a estes Pastores Alemães sobreviverem nos cinco continentes contagiando, todos os dias, milhões de aficcionados com a sua alegria de viver.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

QUANDO VAMOS COMPRAR UM CACHORRO...

Quando vamos comprar um cachorro, a maioria de nós vai com o objectivo, de ter um cão
espetacular, que chame a atenção de todos aqueles que o vejam quando o apresentamos numa exposição, canina, com boas classificações ou mesmo no primeiro lugar para termos a satisfação que o nosso cão ganhou o trofeu. Ficamos a olha-lo apreciando sua forma de ser a sua intelegenciae caracter, esse é o sonho de muitos, mas a realidade de muito poucos.
Sim é verdade que podemos comprar um cachorro, que na sua idade adulta nos de esse tipo de alegrias, mas para comprar esse cachorro é por certo que o seu criador teve os cuidados necessario para produzir bons exemplares.