quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O PASTOR ALEMÃO DAS PATA ...À PONTA DO FOCINHO

O standard oficial do Pastor Alemão é um jovem centenário, datado de 1899, com algumas alterações realizadas posteriormente.

Aspecto geral:
O Pastor Alemão é um cão de formato médio, com uma altura ideal até ao garrote de 62,5 cm para os machos e de 57,5 cm para as fêmeas. É ligeiramente mais longo que alto, é vigoroso e bem musculado, com um esqueleto robusto e uma estrutura sólida. Conforme o standard, é dotado de uma imagem de força, de uma inteligência e de uma flexibilidade extremas, as suas proporções são perfeitamente harmoniosas e os seus movimentos e comportamento evocam, sem dificuldades, o mote: um espírito são num corpo são. Reúne assim as condições físicas e mentais que preparam um cão para o trabalho diário para a acção. No conjunto, transmite uma imagem de harmonia e nobreza e uma confiança que impõe o respeito.

Cabeça:
Proporcionada com as dimensões do corpo, sem ser grosseira nem demasiado pequena, nem demasiado alongada; de largura moderada entre as orelhas, completa a harmonia do conjunto.

Orelhas:
De tamanho médio, largas na base e estreitas no topo, levantadas simetricamente sem dobrar, terminam em ponta, com o pavilhão auricular voltado para a frente.

Olhos:
De tamanho médio, amendoados, um pouco oblíquos e não salientes; a cor varia de acordo com a cor do pêlo. Expressão inteligente, cheios de vida e segurança.

Tronco:
O comprimento deverá ultrapassar a altura até ao garrote e corresponder a cerca de 100 a 117 % da mesma. O peitoral é profundo (cerca de 45 a 48 % da altura até ao garrote) mas um pouco mais largo; a sua zona inferior também é longa e bem desenhada.As costelas, bem conformadas e longas, não são arredondadas nem demasiado grossas, reúnem-se no externo ao nível das rótulas. O tórax prolonga-se bastante para a frente num conjunto proporcional. O ventre encontra-se moderadamente em relevo.O dorso é direito e fortemente desenvolvido. A distância que separa o garrote da cabeça não é demasiado longa.O garrote deve ser longo e elevado, um pouco mais elevado que o dorso descendo numa linha suave até à cauda. A parte traseira é grande, robusta e bem musculada. A garupa é longa e ligeiramente tombada (cerca de 23°), ilíacos esguios e sacro na base do esqueleto. Uma garupa demasiado oblíqua ou direita não é desejável.Comportamento psicológico, carácter e disposição:
Nervos sólidos, atenção, sinceridade, obediência, vigilância, fidelidade incorrupta, coragem, combatividade, bom temperamento são os atributos dominantes de um Pastor Alemão de raça pura. Alcança o elevado nível de um cavalo de trabalho no sentido mais genérico do termo e, em particular, de um cão de guarda, defesa e de protecção.

Cor:
Pode ser negro com marcas intensas e regulares cor de fogo, amarelo a cinzento claro, preto limitado ao dorso; pode ser cinzento ou castanho escuro com marcas (fogo) mais claras; pode também ser todo preto; ou ainda todo cinzento com ou sem marcas cor de fogo mais ou menos intensas. As pequenas malhas brancas na cauda ou de cor mais clara nas partes internas das patas são toleráveis. Os cães sem máscara ou com máscara reduzida, com olhos claros e marcas mais claras no peito e na parte interna das patas – unhas esbranquiçadas e extremidade da cauda avermelhada, de cores atenuadas são considerados como tendo uma pigmentação fraca. À excepção dos cães totalmente negros, os pêlos são sempre acinzentados. A cor definitiva não se pode determinar antes da primeira muda.

Cauda:
Com um pêlo fofo, desce pelo menos até à articulação e não deverá passar do metatarso. Quando o cão está calmo, pende em curva ligeira; quando o cão está excitado ou em movimento, curva-se mais se sair da posição horizontal. As caudas tratadas artificialmente não são admitidas.

Pêlo:
O pêlo deverá ser espesso tanto quanto possível, composto por pêlos direitos, lisos, escorrendo sobre o corpo. O pêlo sobre a cabeça é curto e incluído na parte interna dos pavilhões auriculares, até à parte anterior dos membros; é mais longo e áspero no pescoço. Alonga-se até à parte posterior das patas, dianteiras e traseiras, até ao nível do jarrete. O comprimento do pêlo é variável de um animal para outro. O pêlo demasiado curto é considerado um defeito.

1 comentário:

Paulo Almiro disse...

Olá, gostaria que me informasse se tem cachorros para venda, senão para quando, historial e fotos dos pais.

E o preço também.

Jorge Almiro